AULA INAUGURAL DA ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR - UNB . 07. 2014.
O curso destina-se aos profissionais da educação: licenciados, pedagogos,psicólogos e fonoaudiólogos, que atuam ou atuarão nas escolas inclusivas, nas instituições e associações que ofertam atendimentos educativos. Serão reservadas, prioritariamente, 70% das vagas para professores da rede pública de ensino de Goiás/GO, de Acre/AC, São Paulo/SP, Bahia/BA, Minas Gerais/MG e de Tocantins/TO, nas instâncias municipal, estadual e federal. Não havendo preenchimento das vagas previstas para professores, as mesmas serão destinadas aos demais profissionais contemplados por esse edital que forem aprovados. O objetivo do curso é qualificar profissionais que lidam com a questão do desenvolvimento humano e com o campo da educação, para atuar na promoção e sustentabilidade da inclusão escolar de alunos com necessidades especiais. Sua metodologia será: nortear a concepção, criação e produção dos materiais didáticos, de forma a que contemplem e integrem os tipos de saberes hoje reconhecidos como essenciais às sociedades do Século XXI: os fundamentos teóricos e princípios básicos dos campos de conhecimento; as técnicas, práticas e fazeres deles decorrentes; o desenvolvimento das aptidões sociais ligadas ao convívio ético e responsável. A formação em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar exige que as atividades do Curso de Pós-Graduação lato sensu tenham como orientação fundamental seu inter-relacionamento e seja preponderantemente sistemática, procurando ultrapassar os limites da mera formação profissional, abrangendo inclusive práticas em hospitais e associações. Desta forma, são diretrizes fundamentais: (a) formação técnica e científica condizente com as exigências que o mundo do trabalho contemporâneo impõe; (b) formação éticohumanística que a formação do cidadão requer. Brasília/DF, 29 de maio de 2014. Profª. Drª. Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel Coordenadora do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar
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