A educação superior é reconhecida como um
instrumento para construção de uma sociedade mais justa e igualitária,
perspectiva que contrasta com a insuficiência de vagas para atender a demanda
dos egressos do ensino médio, sendo um grande desafio para o estado brasileiro ampliar o acesso ao nível superior de ensino.
Nesse cenário, a modalidade de Educação a
Distância se constitui como uma
alternativa viável para ampliar o número de vagas, especialmente em municípios
que não dispõem de instituições que ofertam cursos presenciais. Outro
diferencial é a flexibilidade dessa modalidade, pois o aluno dispõe da
liberdade de desenvolver o processo formativo em horários que lhe seja mais
conveniente, essa dinamicidade da EAD favorece um segmento da população que
busca alternativas de formação que
permita conciliar trabalho e estudo.
Porém,
o desafio do acesso ao ensino superior passa pela necessidade de desenvolver
estratégias para a permanência do discente, pois a conclusão de um curso
superior além da realização de sonhos pessoais, atende às demandas da sociedade
por profissionais qualificados, os quais serão responsáveis por auxiliar no
desenvolvimento cultural e econômico de uma dada localidade.
Nesse
sentido, compreender os fatores que contribuem para a evasão e propor ações
para minimizá-la favorece a construção de uma educação que atenda as demandas
pessoais e da sociedade. Em face disso, a equipe pedagógica do Polo UAB de Rio
Branco realizará, no período de 01 a
30 de novembro, a Pesquisa sobre evasão junto aos alunos das turmas UAB 4 dos
cursos de Artes Visuais, Música e
Teatro.
Em
face da variedade de fatores que envolvem a problemática da evasão, o
questionário de pesquisa contemplará questões relativas aos dados
sociodemográficos, a formação escolar dos alunos, fatores econômicos, como
também, a acessibilidade dos alunos aos recursos tecnológicos. A equipe
pedagógica do Polo UAB acredita que a pesquisa alcançará os seguintes
objetivos: apresentar
um diagnóstico da evasão no Polo de Rio Branco; subsidiar a reflexão sobre os
motivos que desencadeiam a evasão e auxiliar no desenvolvimento de ações
pedagógicas.
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