Pular para o conteúdo principal

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E INCLUSÃO ESCOLAR - UNB. 09. 2017.

Universidade de Brasília Centro de Educação a Distância – CEAD Núcleo da Universidade Aberta do Brasil EAD/UnB Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar


PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL UAB/UNB Nº 001/2017.



O Núcleo da Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília - UAB/UnB em colaboração com o Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento/Unb – comunicam a abertura de inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar para a formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, com vistas ao preenchimento de 50 vagas, assim distribuídas:

Polos de Apoio Presencial – Destinação

Localização

Número de Vagas*


UAB/UnB/ Anápolis


GO


50

UAB/UnB/ Cidade de Goiás


GO

50

UAB/UnB/ Palmas


TO

50

UAB/UnB/ Porto Nacional


TO

50

UAB/UnB/ Primavera do Leste


MT

50

UAB/UnB/ Primavera do Leste


MT
 
50
UAB/UnB/ Rio Branco
    
AC


50

UAB/UnB/ Acrelândia

 
                   AC

                 50

TOTAL



400


*O número de vagas poderá ser remanejado entre os polos citados. Caso não tenha a quantidade mínima de 30 alunos aprovados para polo, o curso poderá cancelar a oferta, no polo em questão, e remanejar as vagas remanescentes.

Trata-se de parceria entre a UnB com a UAB/CAPES/FNDE/MEC no Plano de Desenvolvimento Educacional – PDE – do Ministério da Educação, em que instituições de ensino superior se dedicam à formação inicial e continuada de profissionais da educação, psicologia e áreas afins, com o objetivo de disseminar Universidade de Brasília Centro de Educação a Distância – CEAD Núcleo da Universidade Aberta do Brasil EAD/UnB Curso de Especialização Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar Email: esp.desenvolvimentohumano@ead.unb.br e desenvolver metodologias educacionais para a inserção dos temas de desenvolvimento humano e educação inclusiva no cotidiano das salas de aula.
O curso destina-se aos profissionais da educação e demais profissionais: licenciados, pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos, que atuam ou atuarão nas escolas inclusivas, nas instituições e associações que ofertam atendimentos educativos, de saúde e sociais. Serão reservadas, prioritariamente, 50% das vagas para professores da rede pública de ensino, nas instâncias municipal, estadual e federal. Não havendo preenchimento das vagas previstas para professores, as mesmas serão destinadas aos demais profissionais contemplados por esse edital que forem aprovados.
 Os candidatos aprovados deverão firmar um Termo de Compromisso de dedicação ao Curso, mínimo de 20 horas semanais, assim distribuídas: atividades presenciais no Polo, em laboratório de informática com o Professor Tutor Presencial; atividades semanais em trabalho mediado e orientado por Professor- Tutor online (a distância). Além disso, o estudante deverá ter participação integral nos Encontros Presenciais Programados, de acordo com o cronograma do curso.
1 – INSCRIÇÕES

Possuir graduação e/ou licenciatura em pedagogia, psicologia, fonoaudiologia e/ou áreas das Ciências Humanas, de Saúde ou Sociais. 50% das vagas serão priorizadas para profissionais da educação em exercício na rede pública de ensino, nas instâncias municipal, estadual e federal e/ou profissional da rede pública em uma das seguintes áreas: Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, ou licenciados nas áreas das Ciências Humanas, de Saúde ou Sociais que atuam ou atuarão nas escolas inclusivas, nos hospitais e nas associações que ofertam atendimentos educativos. Em caso dos candidatos inscritos selecionados não atingirem este percentual, estas vagas poderão ser remanejadas para outros candidatos.

Documentos para Inscrições:
As inscrições serão realizadas no endereço http://www.ead.unb.br/chamada-publica. O candidato deverá realizar os seguintes procedimentos:
1) Preencher formulário de inscrição (conforme disponibilizado no ambiente online);
2) Redigir um texto reflexivo (de 750 a 1000 palavras em link disponibilizado no endereço mencionado acima) sobre o tema “Desafios e Perspectivas para a Inclusão na Educação Básica e em Outros Contextos” e,
3) Organizar e enviar um arquivo digital único para o endereço acima citado constando do Currículo Lattes (disponível para preenchimento no endereço http://lattes.cnpq.br) e mais os seguintes documentos:
· Cópia do diploma de graduação, devidamente registrado ou certificado de conclusão do curso de Instituição/curso reconhecido pelo MEC;
· Cópia da carteira de identidade; · Certificado de quitação eleitoral acessada no Portal do TSE a seguir: http://www.tre-ro.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/quitacao- eleitoral;
 · Cópia do certificado de Reservista de 1a e 2a categoria ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), em caso do candidato de sexo masculino;
· Declaração do dirigente público da unidade institucional a qual está vinculado (a), quando for o caso.

O Arquivo digital único deverá ser salvo no formato PDF e nomeado da seguinte forma: nomedocandidato_poloescolhido. 
1.2. Período de Inscrição

O período de inscrição será de 29 de agosto de 2017 a 12 de setembro de 2017.
O resultado provisório das inscrições aceitas e selecionadas para as vagas está previsto para 19/09/2017.
Os dias 20/09/2017 e 21/09/2017 estão reservados para recursos.
O resultado final será divulgado em 22/09/2017.

 2 – SELEÇÃO
 Os inscritos serão selecionados por comissão específica, constituída para essa finalidade pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Serão considerados, por esta comissão, os pré-requisitos estabelecidos no item 1.1 deste Edital.
2.1. Critérios de Avaliação:

2.1 Critérios de Avaliação:
a)No Texto Reflexivo (carta de intenções) serão considerados os seguintes critérios:(a) capacidade de reflexão e análise da prática docente; b) capacidade de síntese e expressão na apresentação dos motivos para candidatura; c) Coerência e coesão na exposição das ideias; (d) Cuidado e atenção à linguagem escrita (questões gramaticais); (e) Conhecimento de referências teórico-metodológicas sobre o tema.
b)No Currículo do (a) candidato (a) serão observados aspectos de sua experiência profissional e formação, preferencialmente em relação aos objetivos do curso (item 4).

b) No Currículo do (a) candidato
a) serão observados aspectos de sua experiência profissional e formação, preferencialmente em relação aos objetivos do curso (item 4), e seguindo a tabela de pontuação constante no Anexo II deste edital.
c) Coerência e coesão na exposição das ideias; (d) Cuidado e atenção à linguagem escrita (questões gramaticais); (e) Conhecimento de referencias teórico-metodológicas sobre o tema.
b) No Currículo do (a) candidato (a) serão observados aspectos de sua experiência profissional e formação, preferencialmente em relação aos objetivos do curso (item 4), e seguindo a tabela de pontuação constante no Anexo II deste edital.
Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste Edital.
Os dados informados são de única e exclusiva responsabilidade do candidato, não podendo serem alterados após o término do período de inscrições.

3 – HOMOLOGAÇÃO
Em nenhuma hipótese serão homologadas as inscrições enviadas com data posterior a 12 de setembro de 2017. A inscrição do candidato será homologada após verificação pela Comissão de Seleção de que sua documentação está completa e obedece à orientação deste Edital. Em nenhuma hipótese será aceita documentação incompleta. A homologação dos candidatos aprovados no processo seletivo será publicada no site da Universidade Aberta do Brasil desta Universidade http://www.ead.unb.br/ . O resultado e outros avisos que se façam necessários serão publicados no site do curso http://www.ead.unb.br/ . O resultado será divulgado no dia 22 de setembro de 2017.

4 – ESTRUTURA DO CURSO E INÍCIO DAS ATIVIDADES
O curso é composto por 07 (sete) módulos teórico-práticos e Encontros Presenciais. Os módulos estão assim configurados:
1. Módulo 1: Linguagem e tecnologias: os princípios da EaD;
2. Módulo 2: Sociedade, educação e cultura;
3. Módulo 3: Inclusão Escolar; 4. Módulo
4: Metodologia;
5. Módulo 5: Processos de ensino-aprendizagem (Parte I);
6. Módulo 6: Processos de ensino-aprendizagem (Parte II); 7.
Módulo 7: Monografia

Comentários

Fran disse…
lutei pra me inscrever mas não consegui.

Postagens mais visitadas deste blog

ESPECIALIZAÇÃO EM GOVERNANÇA, FINANÇAS E GESTÃO SUSTENTÁVEL NO SETOR PÚBLICO - UNB

O curso de Especialização em Governança, Finanças e Gestão Sustentável no Setor Público, em nível de pós-graduação lato sensu, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), será totalmente gratuito, oferecido pela Universidade de Brasília, com financiamento da CAPES/MEC, em formato EAD. O Governo do Estado do Acre, por meio do Polo UAB Rio Branco, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), está com inscrições abertas para a Especialização em Governança, Finanças e Gestão Sustentável no Setor Público! 📊✅ 📌O curso destina-se aos agentes públicos, administrativos ou políticos, com vínculo permanente ou temporário, com prioridade para aqueles do quadro permanente. ✅ 100% online 📆 Inscrições até 28/02 📜 Leia o edital acessando o QR Code 📍 Precisa de ajuda para se inscrever? O Polo UAB Rio Branco está disponível para auxiliar no processo! 🖥️ Entre em contato pelas redes sociais: Instagram: @polouabriobranco ou WhatsApp: 68 99977 1195. 🏛️ Atendimento pres...

POLO UAB RIO BRANCO - EDUCAÇÃO ACESSÍVEL E DE QUALIDADE AO SEU ALCANCE

Polo UAB Rio Branco O Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Rio Branco oferece cursos de ensino superior para formação inicial e continuada, gratuitos e de qualidade, especialmente na modalidade de educação a distância (EaD). Confira os cursos e editais disponíveis escaneado o QR Code no card! Alista será sempre atualizada para que você não perca nenhuma oportunidade. Atualmente, são ofertados cursos de Graduação como: Artes Visuais, Música, Matemática, Física, Biologia e Educação Física em parceria com as Universidades: Federal do Acre (UFAC), Fedral do Amazonas(UFAM) e Universidade de Brasília(UNB). O Polo está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 3.030, Bairro Bosque, Rio Branco, Acre. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Para maiores informações, você pode entrar em contato pelo telefone (68) 99977 1195 ou pelo e-mail polouab.riobranco@gmail.com./ polorb@see.ac.gov.br. Polo UAB Rio Branco - Educação acessível e de qualidade ao s...

ENCONTRO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA PARA COORDENADORES DE POLO UAB/ SEE

O Encontro de Formação Inicial e Continuada para Coordenadores de Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mantidos pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) do Acre, ocorreu de 10 a 12 de dezembro de 2024, em Rio Branco. Durante três dias, os coordenadores dos oito polos de Educação a Distância (EaD) que atendem os municípios de Acrelândia, Brasileia, Cruzeiro do Sul, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri participaram de palestras, painéis e rodas de conversa. O objetivo foi aprimorar a gestão administrativa, técnica e pedagógica dos polos, fortalecer práticas de gestão, elevar a qualidade da educação ofertada e fomentar o acesso e a permanência dos estudantes nos cursos disponíveis. AGÊNCIA AC Estiveram reunidos com Departamento de Formação e Aperfeiçoamento Educacional- DEFAE / Divisão de Ensino Superior - DIES e setores estrégicos da Secretária de Estado e Educação do Acre. Além da formação, elaboram o Plano de Gestão e desafios para 2025. ...