Universidade de
Brasília Centro de Educação a Distância – CEAD Núcleo da Universidade Aberta do
Brasil EAD/UnB Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e
Inclusão Escolar
PROCESSO
DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO,
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO LATO SENSU
EDITAL UAB/UNB Nº 001/2017.
O Núcleo da
Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília - UAB/UnB em
colaboração com o Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento/Unb –
comunicam a abertura de inscrições para a seleção de alunos para o Curso de
Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar para a
formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, com vistas ao preenchimento de
50 vagas, assim distribuídas:
Polos de Apoio Presencial – Destinação
|
Localização
|
Número de Vagas*
|
UAB/UnB/
Anápolis
|
GO
|
50
|
UAB/UnB/ Cidade
de Goiás
|
GO
|
50
|
UAB/UnB/ Palmas
|
TO
|
50
|
UAB/UnB/ Porto
Nacional
|
TO
|
50
|
UAB/UnB/
Primavera do Leste
|
MT
|
50
|
UAB/UnB/
Primavera do Leste
|
MT
|
50
|
UAB/UnB/ Rio
Branco
|
AC
|
50
|
UAB/UnB/
Acrelândia
|
AC
|
50
|
TOTAL
|
400
|
*O número de
vagas poderá ser remanejado entre os polos citados. Caso não tenha a quantidade
mínima de 30 alunos aprovados para polo, o curso poderá cancelar a oferta, no
polo em questão, e remanejar as vagas remanescentes.
Trata-se de parceria entre a UnB com a UAB/CAPES/FNDE/MEC no Plano de
Desenvolvimento Educacional – PDE – do Ministério da Educação, em que
instituições de ensino superior se dedicam à formação inicial e continuada de
profissionais da educação, psicologia e áreas afins, com o objetivo de
disseminar Universidade de Brasília Centro de Educação a Distância – CEAD
Núcleo da Universidade Aberta do Brasil EAD/UnB Curso de Especialização Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar Email:
esp.desenvolvimentohumano@ead.unb.br e desenvolver metodologias educacionais
para a inserção dos temas de desenvolvimento humano e educação inclusiva no
cotidiano das salas de aula.
O curso destina-se aos profissionais da educação e demais profissionais:
licenciados, pedagogos, psicólogos e fonoaudiólogos, que atuam ou atuarão nas
escolas inclusivas, nas instituições e associações que ofertam atendimentos
educativos, de saúde e sociais. Serão reservadas, prioritariamente, 50% das
vagas para professores da rede pública de ensino, nas instâncias municipal,
estadual e federal. Não havendo preenchimento das vagas previstas para
professores, as mesmas serão destinadas aos demais profissionais contemplados
por esse edital que forem aprovados.
Os candidatos aprovados deverão
firmar um Termo de Compromisso de dedicação ao Curso, mínimo de 20 horas
semanais, assim distribuídas: atividades presenciais no Polo, em laboratório de
informática com o Professor Tutor Presencial; atividades semanais em trabalho
mediado e orientado por Professor- Tutor online (a distância). Além disso, o
estudante deverá ter participação integral nos Encontros Presenciais
Programados, de acordo com o cronograma do curso.
1 – INSCRIÇÕES
Possuir graduação e/ou licenciatura em pedagogia, psicologia,
fonoaudiologia e/ou áreas das Ciências Humanas, de Saúde ou Sociais. 50% das
vagas serão priorizadas para profissionais da educação em exercício na rede
pública de ensino, nas instâncias municipal, estadual e federal e/ou
profissional da rede pública em uma das seguintes áreas: Educação, Psicologia,
Fonoaudiologia, ou licenciados nas áreas das Ciências Humanas, de Saúde ou
Sociais que atuam ou atuarão nas escolas inclusivas, nos hospitais e nas
associações que ofertam atendimentos educativos. Em caso dos candidatos
inscritos selecionados não atingirem este percentual, estas vagas poderão ser
remanejadas para outros candidatos.
Documentos para Inscrições:
As inscrições serão realizadas no endereço
http://www.ead.unb.br/chamada-publica. O candidato deverá realizar os seguintes
procedimentos:
1) Preencher formulário de inscrição (conforme disponibilizado no
ambiente online);
2) Redigir um texto reflexivo (de 750 a 1000 palavras em link
disponibilizado no endereço mencionado acima) sobre o tema “Desafios e
Perspectivas para a Inclusão na Educação Básica e em Outros Contextos” e,
3) Organizar e enviar um arquivo digital único para o endereço acima
citado constando do Currículo Lattes (disponível para preenchimento no endereço
http://lattes.cnpq.br) e mais os seguintes documentos:
·
Cópia do diploma de graduação, devidamente registrado ou certificado de
conclusão do curso de Instituição/curso reconhecido pelo MEC;
·
Cópia da carteira de identidade; · Certificado de quitação eleitoral acessada no Portal do
TSE a seguir: http://www.tre-ro.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/quitacao-
eleitoral;
· Cópia do certificado de
Reservista de 1a e 2a categoria ou Certificado de Dispensa de Incorporação
(CDI), em caso do candidato de sexo masculino;
·
Declaração do dirigente público da unidade institucional a qual está vinculado
(a), quando for o caso.
O Arquivo digital único deverá ser salvo no formato PDF e nomeado da
seguinte forma: nomedocandidato_poloescolhido.
1.2. Período de Inscrição
O
período de inscrição será de 29 de agosto de 2017 a 12 de setembro de 2017.
O
resultado provisório das inscrições aceitas e selecionadas para as vagas está
previsto para 19/09/2017.
Os
dias 20/09/2017 e 21/09/2017 estão reservados para recursos.
O
resultado final será divulgado em 22/09/2017.
2 –
SELEÇÃO
Os inscritos serão selecionados
por comissão específica, constituída para essa finalidade pelo Departamento de
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Serão considerados, por esta comissão,
os pré-requisitos estabelecidos no item 1.1 deste Edital.
2.1. Critérios de Avaliação:
2.1 Critérios de Avaliação:
a)No Texto Reflexivo (carta de intenções) serão considerados os seguintes
critérios:(a) capacidade de reflexão e análise da prática docente; b)
capacidade de síntese e expressão na apresentação dos motivos para candidatura;
c) Coerência e coesão na exposição das ideias; (d) Cuidado e atenção à
linguagem escrita (questões gramaticais); (e) Conhecimento de referências
teórico-metodológicas sobre o tema.
b)No Currículo do (a) candidato (a) serão observados aspectos de sua
experiência profissional e formação, preferencialmente em relação aos objetivos
do curso (item 4).
b) No Currículo do (a) candidato
a)
serão observados aspectos de sua experiência profissional e formação,
preferencialmente em relação aos objetivos do curso (item 4), e seguindo a
tabela de pontuação constante no Anexo II deste edital.
c) Coerência e coesão na exposição das ideias; (d) Cuidado e atenção à
linguagem escrita (questões gramaticais); (e) Conhecimento de referencias
teórico-metodológicas sobre o tema.
b) No Currículo do (a) candidato
(a) serão observados aspectos de sua experiência profissional e formação,
preferencialmente em relação aos objetivos do curso (item 4), e seguindo a
tabela de pontuação constante no Anexo II deste edital.
Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as
normas estabelecidas neste Edital.
Os dados informados são de única e exclusiva responsabilidade do
candidato, não podendo serem alterados após o término do período de inscrições.
3 – HOMOLOGAÇÃO
Em nenhuma hipótese serão homologadas as inscrições enviadas com data
posterior a 12 de setembro de 2017. A inscrição do candidato será homologada
após verificação pela Comissão de Seleção de que sua documentação está completa
e obedece à orientação deste Edital. Em nenhuma hipótese será aceita
documentação incompleta. A homologação dos candidatos aprovados no processo
seletivo será publicada no site da Universidade Aberta do Brasil desta
Universidade http://www.ead.unb.br/ . O resultado e outros avisos que se façam
necessários serão publicados no site do curso http://www.ead.unb.br/ . O
resultado será divulgado no dia 22 de setembro de 2017.
4 – ESTRUTURA DO CURSO E INÍCIO
DAS ATIVIDADES
O curso é composto por 07 (sete) módulos teórico-práticos e Encontros
Presenciais. Os módulos estão assim configurados:
1. Módulo 1: Linguagem e
tecnologias: os princípios da EaD;
2. Módulo 2: Sociedade, educação e
cultura;
3. Módulo 3: Inclusão Escolar; 4.
Módulo
4: Metodologia;
5. Módulo 5: Processos de
ensino-aprendizagem (Parte I);
6. Módulo 6: Processos de
ensino-aprendizagem (Parte II); 7.
Módulo 7: Monografia
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