O Polo EaD UAB é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo para as atividades de ensino e aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância - EaD, de responsabilidade das Instituições de Ensino Superior - IES. O polo EaD UAB é localizado, preferencialmente, em municípios de porte médio, que apresentam um total de habitantes entre 20 e 50 mil, e que não possuam instalações acadêmicas públicas de nível superior.
Os polos EaD UAB podem ser tipificados como efetivo ou associado.
Polo Efetivo - quando a entidade mantenedora, responsável pela infraestrutura física, tecnológica e de recursos humanos, for um governo estadual ou municipal.
Polo Associado - quando a entidade mantenedora for uma IES integrante do sistema UAB. O Polo EaD UAB associado geralmente localiza-se em um campus de uma IES.
Para implantar ou manter um Polo EaD UAB, a entidade interessada deverá dispor de espaços com mobiliário correspondente as suas finalidades, além de condições adequadas de conforto ambiental, iluminação, acústica e ventilação.
Ressalta-se que os espaços disponíveis no polo EaD UAB devem garantir o pleno desenvolvimento das atividades previstas, em regime de compartilhamento por todas as IES nele atuantes.
Infraestrutura necessária
a) Espaços gerais do Polo UAB
Sala para coordenação do Polo UAB (obrigatório);
Sala para secretaria do Polo UAB (obrigatório);
Sala de reunião (opcional);
Banheiros (ao menos um feminino e outro masculino) com acessibilidade, conforme o que demanda as Leis 10 908, de 19 de dezembro de 2000 e 11 982, de 2009;
b) Espaços de apoio do Polo UAB (obrigatório)
Laboratório de informática com instalações elétricas adequadas (rede estabilizada);
Biblioteca física, com espaço para estudos;
c) Espaços acadêmicos
Sala multiuso - para realização de aula(s), tutoria, prova(s), vídeo/webconferência(s) etc.;
Laboratório pedagógico (quando couber);
Faz-se necessária a disponibilidade de espaços gerais, como coordenação, secretaria, e banheiros com acessibilidade; espaços de apoio como laboratório de informática e biblioteca (na ausência de biblioteca virtual); assim como espaços acadêmicos, como salas de aula e laboratórios pedagógicos (se for o caso).
Os espaços acadêmicos podem estar situados em outros locais, a partir de convênios com outras instituições, desde que exista Termo de Cessão de Uso, assinado pelo proprietário do espaço, indicando os dias e horários de uso prioritário pelo polo EaD UAB, porém, há a obrigatoriedade de pelo menos uma sala de aula/multiuso nas instalações do polo.
Tratando-se de um polo associado, assume-se a utilização dos ambientes já existentes do campus pelos discentes, com exceção da sala da coordenação do polo, ambiente esse a ser providenciado.
Um Polo EaD UAB deve ter uma infraestrutura tecnológica composta, basicamente, por:
I. Computadores em número mínimo de dez, porém, em quantidade adequada para atender o quantitativo que alunos (as) que se pretende atender no Polo;
II. Conexão à internet em velocidade adequada e wifi para todos os ambientes do Polo;
III. Ferramentas pedagógicas tais como data-show; lousa, podendo ser digital; e equipamentos para webconferência (webcam e microfone).
Composição da equipe do Polo EaD UAB
1. Coordenador de Polo (indicação do mantenedor do polo);
2. Assistente à Docência (de acordo com a quantidade de alunos no polo) (indicação das IES ofertantes de curso no polo);
3. Secretária (o) ou Apoio Administrativo;
4. Técnico (s) de informática do mantenedor;
5. Técnico (s) para laboratórios pedagógicos, desde que exista laboratório de biologia (biologia), química (química), física (física), ateliê de artes (artes), ou quadra poliesportiva (educação física);
6. Pessoal de segurança, opcional no caso de existirem equipamentos e segurança;
7. Pessoal de manutenção e limpeza;
Para polos EaD UAB associados não se faz necessária comprovação dos recursos humanos destinados ao polo, porém, faz-se necessário atendimento às orientações da CAPES quanto à indicação do Coordenador do Polo.
O curso de Especialização em Governança, Finanças e Gestão Sustentável no Setor Público, em nível de pós-graduação lato sensu, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), será totalmente gratuito, oferecido pela Universidade de Brasília, com financiamento da CAPES/MEC, em formato EAD. O Governo do Estado do Acre, por meio do Polo UAB Rio Branco, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), está com inscrições abertas para a Especialização em Governança, Finanças e Gestão Sustentável no Setor Público! 📊✅ 📌O curso destina-se aos agentes públicos, administrativos ou políticos, com vínculo permanente ou temporário, com prioridade para aqueles do quadro permanente. ✅ 100% online 📆 Inscrições até 28/02 📜 Leia o edital acessando o QR Code 📍 Precisa de ajuda para se inscrever? O Polo UAB Rio Branco está disponível para auxiliar no processo! 🖥️ Entre em contato pelas redes sociais: Instagram: @polouabriobranco ou WhatsApp: 68 99977 1195. 🏛️ Atendimento pres...
Comentários