Com a PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020, que aborda a substituição das aulas presenciais por aulas em contextos digitais em decorrência da pandemia de COVID-19, estes ambientes ganharam ainda mais notoriedade. Neste momento, as Instituições de Ensino, do infantil a pós-graduação, tiveram que se adaptar à nova realidade que surgira rapidamente. Opções não faltam. O mercado de AVAs possui muitos representantes, desde os gratuitos até plataformas sofisticadas, porém pagas. Desde modo, podemos destacar o Moodle (utilizado pela Universidade de Brasília - UnB), Blackboard e Canvas, por exemplo. A escolha pelo Moodle pela UnB (e por grande parte das universidades públicas brasileiras) se deve a alguns fatores. Podem-se destacar: Software livre. Fácil implementação. Comunidade mundial de ajuda e compartilhamento de ideias. Implementações e atualizações frequentes. Integração com outros sistemas, como Teams, Turnitin. Altamente personalizável. Além do Moodle, a UnB conta com os serviços da Microsoft, como Office 365 e o Teams. Este último, apesar de não ser considerado um AVA propriamente dito, acaba dando suporte a questões educacionais, por fornecer aos seus usuários um local para colaboração em equipes. Um ambiente virtual de aprendizagem, ou apenas AVA, é um sistema ou aplicação que coleciona recursos e ferramentas voltados ao ensino-aprendizagem on-line. Quaisquer que sejam eles, tanto alunos e professores estarão cobertos por uma estrutura que permite a disponibilização de conteúdo, entrega e avaliação de trabalhos, bem como o acesso a todo o rendimento obtido durante um curso, por exemplo. Apesar dessas características, um AVA não substitui de uma vez por todas o modelo tradicional de ensino presencial que estamos acostumados a ver. Ele surge, primeiramente, como um complemento deste processo de aprendizagem, se aproveitando da melhor disponibilidade de recursos remotos, bem como da necessidade da mesclagem entre o mundo real e o virtual. Dentre as principais vantagens do uso destes sistemas, pode-se incluir: Estimulação a autonomia do aluno; Geração de relatórios de desempenho; Apesar de remoto, é um espaço que facilita o trabalho coletivo e de compartilhamento de ideais, tornando a aprendizagem dinâmica e acessível.
Com a PORTARIA MEC Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020, que aborda a substituição das aulas presenciais por aulas em contextos digitais em decorrência da pandemia de COVID-19, estes ambientes ganharam ainda mais notoriedade. Neste momento, as Instituições de Ensino, do infantil a pós-graduação, tiveram que se adaptar à nova realidade que surgira rapidamente. Opções não faltam. O mercado de AVAs possui muitos representantes, desde os gratuitos até plataformas sofisticadas, porém pagas. Desde modo, podemos destacar o Moodle (utilizado pela Universidade de Brasília - UnB), Blackboard e Canvas, por exemplo. A escolha pelo Moodle pela UnB (e por grande parte das universidades públicas brasileiras) se deve a alguns fatores. Podem-se destacar: Software livre. Fácil implementação. Comunidade mundial de ajuda e compartilhamento de ideias. Implementações e atualizações frequentes. Integração com outros sistemas, como Teams, Turnitin. Altamente personalizável. Além do Moodle, a UnB conta com os serviços da Microsoft, como Office 365 e o Teams. Este último, apesar de não ser considerado um AVA propriamente dito, acaba dando suporte a questões educacionais, por fornecer aos seus usuários um local para colaboração em equipes. Um ambiente virtual de aprendizagem, ou apenas AVA, é um sistema ou aplicação que coleciona recursos e ferramentas voltados ao ensino-aprendizagem on-line. Quaisquer que sejam eles, tanto alunos e professores estarão cobertos por uma estrutura que permite a disponibilização de conteúdo, entrega e avaliação de trabalhos, bem como o acesso a todo o rendimento obtido durante um curso, por exemplo. Apesar dessas características, um AVA não substitui de uma vez por todas o modelo tradicional de ensino presencial que estamos acostumados a ver. Ele surge, primeiramente, como um complemento deste processo de aprendizagem, se aproveitando da melhor disponibilidade de recursos remotos, bem como da necessidade da mesclagem entre o mundo real e o virtual. Dentre as principais vantagens do uso destes sistemas, pode-se incluir: Estimulação a autonomia do aluno; Geração de relatórios de desempenho; Apesar de remoto, é um espaço que facilita o trabalho coletivo e de compartilhamento de ideais, tornando a aprendizagem dinâmica e acessível.
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